quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um Desabafo de uma Moradora que Ama Barra do Riacho!


Angélica Rangel - Aracruz - ES
Boa noite amigos, primeiro digo que sou leitora assídua do Rodrigo adoro todas suas postagens e trago sempre que possível algumas para o meu Blog. 
Então, sou do RJ e cheguei aqui em Barra do Riacho, com apenas cinco anos, e olha que faz tempo que cá estou. Gostaria de contribuir nessa postagem devido ao fato, de ser moradora de Aracruz e conhecedora de todos os problemas e melhor acertos também. Tive a oportunidade de trabalhar aqui numa empresa vinda de BH nessa mesma época citada acima pelo Sr. Diógenes, e confesso que os problemas de capacitação profissional existe em qualquer lugar do mundo. Aqui em Aracruz estamos vivenciando um grande momento de chegada de grandes empreendimentos como Jurong, Termoelétricas, expansão do Portocel, Fíbria, Carta Fabril, Petrobrás, enfim... Claro que nosso local não está preparado para recebê-los devido a vários aspectos. Com a chegada de grandes empreendimentos chega junto os problemas também que os mesmos trazem, como violência, drogas, falta de instrutura, insegurança, falta escolas, creches, áreas de lazer etc. Tenho certeza que a comunidade fica dividida entre geração de empregos x deixa tudo como está, pacata, tranquila e calma.
Mais o boom da economia vai chegar não tem jeito, e só nos resta enquanto comunidade unida acompanhar de perto essa instalação de grandes empresas. Queremos crescer economicamente, queremos empregos, mas também queremos preservação do meio ambiente, respeito a comunidade local. Juntos comunidade, empresas e poder público, discutindo, trocando informações, colaborando mutuamente para o bem comum tenho certeza que conseguiremos crescer economicamente sem causar danos a outros.
Quanto às colocações dos colegas, todas são válidas, para isso estamos aqui comentar é necessário para que se conheça o pensamento de outras pessoas.
Ao Sr. Diógenes tenho certeza que ficará surpreso com o avanço em nossa  comunidade hoje, como disse o colega Amauri, temos vários cursos em andamento de capacitação profissional, temos uma unidade super moderna do SENAI/SESI/IEL, CEDETEC, IFES, faculdades, ou seja cursos de capacitação é o que não falta. Agora contamos também com as empresas na alocação desses alunos recém-formados Quanto as empresas não basta chegar aqui exigindo mão-de-obra qualificada e sim cabe as mesmas dar essa capacitação, pois essas é uma das condicionantes do IEMA, IBAMA, FUNAI entre outros órgãos. A Jurong é uma dessas empresas que está oferecendo uma enorme grade de cursos de capacitação não somente ao trabalhador mais também a toda sua família para aprendizado e geração de renda. 
 Lembrem-se a comunidade poderia escolher não receber os grandes empreendimentos e simplismente votar contra a sua instalação aqui, como foi dito acima temos um certo "bairrismo" sim, explica-se: bairrismo significa que temos amor a nossa comunidade, temos raízes, temos uma história escrita, temos uma cultura a ser preservada e o que acontece aqui nos diz respeito pois temos o direito de participar de todas as decisões que envolvam a comunidade.
Estamos abertos a expansão da economia, mais não basta chegar aqui trazendo somente os problemas que causam com a impactação e reflexos da instalação, queremos sim uma troca mútua de compromisso, responsabilidade e comprometimento.  
Quanto a trazer o assunto ao blog acho que faz parte sim do conteúdo do Blog, visto que temos uma cidade chamada Aracruz no ES, que está na boca do Brasil e do mundo. Conhecida por sua economia em expansão, sua cultura indígena e histórica.
Fonte:

2 comentários:

Angelica Rangel disse...

Obrigada, amigo Valdinei pela postagem. Quando vi essa matéria em um blog que acompanho fiz questão de colocar minha opinião, pois somente quem é de "verdade" de Barra do Riacho entende quando nos defendemos às vezes até mesmo do progresso!
Não somos contra a evolução de nossa Barra do Riacho ao contrário queremos crescer evoluir mais jamais gostaríamos de perder nosso jeitinho barrense de ser. Foi um desabafo, perante tantas opiniões de quem não conhece Barra como nós conhecemos. É uma luta constante mais temos força e mais ainda união. Obrigada.

ONG AMIGOS DA BARRA DO RIACHO disse...

Só fiz minha obrigação companheira, em publicar uma verdade e uma opinião de uma amiga que sempre sabe colocar bem as palavras.