Nota Pública
O Diretório Central dos/as Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (DCE-UFES), entidade que representa os/as estudantes desta universidade, repudia com veemência a ação terrorista do estado capixaba contra a ocupação urbana localizada em Barra do Riacho (Aracruz-ES), através da Polícia Militar, sob comando superior e responsabilidade do governador Renato Casagrande.
Esse episódio lembra os períodos mais obscuros da história do Brasil. As crianças, os/as idosos/as, as grávidas, os/as trabalhadores/as, os/as portadores/as de deficiência física, todos/as pobres e quase todos/as negros/as, foram reprimidos violentamente por parte da força policial. Ao lado dos que lutavam para conquistar seu direito constitucional pela moradia, estavam defensores dos direitos humanos, estudantes da UFES e militantes de movimentos sociais, todos/as recebidos com bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha, violência física e simbólica. Prestamos nossa solidariedade irrestrita às vítimas desta ação do estado capixaba, especialmente a família da cozinheira Santa Peçanha, que morreu por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) depois de ver sua casa ser destruída com todos os seus pertences dentro.
Neste momento 1600 famílias não têm para onde ir e estão alojadas precariamente numa quadra de esportes, sob ameaça constante da Prefeitura da Aracruz (comandada por Ademar Devens) de serem jogados na rua, pois não têm aonde ir.
Essas centenas de pessoas tinham casa, água, comida e vestuário. E, por causa da ação criminosa do Governador Renato Casagrande, agora são centenas de famélicos, desabrigados e descamisados. O DCE-UFES EXIGE que o Governador faça um pronunciamento público sobre esse episódio e garanta moradia e todos os meios de subsistência das vítimas.
Governador Casagrande, movimento social não é caso de polícia!
Lutar por direitos não é crime!
Diretório Central dos Estudantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário