Mais notas de repúdio contra a ação criminosa da PM do Renato Casagrande na Barra do Riacho!
NOTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO CONTRA O ATAQUE AOS HUMANOS E A SEUS DIREITOS EM BARRA DO RIACHO (Aracruz/ES)!!!
Repudiamos com imensurável indignação a ação extremamente violenta da Tropa de Choque da Polícia Militar no dia 18/05/2011 em Barra do Riacho, município de Aracruz, contra famílias moradoras em Barra do Riacho no seu pleno exercício de direito de luta pelo direito à moradia.
Todos os aparatos utilizados (tiros de bala de borracha, bombas de gás, bombas de efeito moral, destruição de casas) atingindo uma população desarmada, crianças, mulheres e idosos, revelam a extrema covardia, frieza e incapacidade política dos que ordenam a ação, os governos estadual e municipal, e daqueles que praticam a ação, cerca de 400 policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar.
As famílias sem-teto ocupavam uma área da Prefeitura de Aracruz no distrito Barra do Riacho, Norte do Espírito Santo, onde construíram suas precárias casas. Estes moradores (cerca de 1,6 mil) denunciam que não receberam nenhuma ação de despejo e nunca foram procurados pela administração municipal para negociar. Diversos feridos, inclusive crianças, todas as casas demolidas é o saldo deste covarde ataque do BME da Polícia Militar movido pela Prefeitura de Aracruz e autorizado pelo governo estadual.
Que as pessoas com o mínimo de senso de justiça se juntem aos movimentos de luta por direitos e juntos, não permitamos mais tamanha truculência e covardia política.
Rede Alerta Contra o Deserto Verde
Espírito Santo, 19 de maio de 2011
DO SINDICATO DE JORNALISTAS
Nota de Repúdio: PM-ES desrespeita jornalistas e sociedade |
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado do Espírito santo repudia qualquer tipo de violência praticada contra cidadãos como a que aconteceu esta manhã (18), em Aracruz, na desocupação de um terreno público. A Tropa de Choque da Polícia Militar usou de truculência para retirar os moradores da área disparando tiros de bala de borracha e bombas de gás contra todos que estavam no local ameaçando, inclusive, o trabalho da imprensa que teve de se refugiar atrás dos carros de reportagem para não ser atingida. Os governos – Federal, Estadual e Municipal- têm a obrigação de sempre trabalhar pela paz, principalmente num momento onde a violência está cada vez vem aterrorizando a sociedade. Diretoria do Sindijornalistas/ES Vitória, 18 de maio de 2005 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário