terça-feira, 8 de novembro de 2011

07/11/2011 

Moradores de Barra do Riacho querem
resposta sobre projeto de trevo


Cristina Moura 


Depois de uma longa discussão, desde meados de 2008, as comunidades no entorno de Barra do Riacho, no município de Aracruz, estão prestes a encontrar uma solução para o problema de acesso à rodovia ES-010. As comunidades envolvidas, além de Barra do Riacho, são Pindorama, São Pedro e Xique-Xique.
Há algumas semanas, os líderes comunitários se reuniram com representantes da empresa de comércio marítimo e gestão portuária Nutripetro, que prometeu auxiliar na construção da sede de uma das associações da região. A empresa também se responsabilizou pela elaboração do projeto de um trevo que possibilitaria o acesso de pedestres e veículos.
A luta dos moradores é pelo acesso seguro. Os moradores também querem a sinalização do local, que corta a linha férrea da Vale, passando pela rodovia e saindo do bairro Xique-Xique. A Nutripetro é a proprietária de um terreno que passa pelo trecho onde será construído o trevo. A empresa garantiu às comunidades que o local não será fechado.
Prefeitura de Aracruz, Vale, Fibria, Associação Comunitária de Barra do Riacho (ACBR) e ONG Amigos da Barra do Riacho estão envolvidos nessa discussão, no sentido de encontrar uma solução pacífica. Outra reivindicação dos moradores, ainda não se sabe se em âmbito municipal, com parceria estadual ou federal, é a construção de dois viadutos, um ao sul de Barra do Riacho junto à Portocel e outro a noroeste.

Nenhum comentário: