sábado, 23 de outubro de 2010

Bairro Nova esperança – Barra do Riacho

Quem passa pelo local em Barra do Riacho, onde os moradores que lutam por habitação ocuparam por falta de atitude da prefeitura municipal de Aracruz, pode até ter um impacto visual negativo, vendo barracos de tábuas, de lonas, barracas com estruturas precárias feitas de eucalipto, que restaram da plantação que havia próximo ao local da empresa Fíbria Aracruz, além ainda da ocupação irregular do solo no sentido de planejamento, está enganado quanto á está visão negativa.
Isso porque os bravos moradores que ali se encontram, estão apenas marcando o seu território e colocando o seu corpo e sua alma para que suas causas de direito seja ganha.
Mas a verdade é que o bairro denominado “Nova Esperança” tem todo o apoio de vários setores da sociedade, como ONGs, movimentos sindicais, movimentos sociais, comerciantes e, inclusive entidades e pessoas que trabalham com planejamento.
O Bairro Nova Esperança se encontra na saída norte de Barra do Riacho, e já conta com pequenas infra-estruturas de instalações elétricas e hidráulicas feitas pelos próprios ocupantes. Mas essa infra-estrutura tende a melhorar e muito, isso porque a comissão do movimento já tem todo um planejamento do bairro que foi dado graças a esses apoios.
Assim que o sonho do bairro for concluído, será um bairro que fará inveja a muitas cidades brasileiras. O planejamento consta com ruas largas de no mínimo de 7 metros, e as principais ruas sendo de largura de 8 metros. Essa medida não conta com as calçadas, que terão 3 metros de largura em todo o bairro sem exceção, o que trará um benefício incalculável para os moradores, facilitando a acessibilidade, instalações de faixas de serviços nas calçadas e muitas outras.
A previsão é de 240 lotes, que tem 10 metros de largura por 15 de comprimento, sendo que os lotes de esquinas tem 15m x 15m, que é uma recomendação da legislação municipal. Há ainda uma área com pouco mais de 9.400,00 m ² destinada para os equipamentos públicos (creches, escolas, praças, etc). As quadras terão em suas esquinas um raio de 3 a 5 metros, que é recomendado para uma melhor mobilidade, e áreas verdes reservadas.
É importante frisar que esse planejamento só está no início, porém já caminhando, e que modificações estão abertas, todos os moradores estão ciente disso, inclusive esses moradores terão toda orientação nas construções de suas casas, no sentido da ocupação do solo, responsável pelos afastamentos frontais, laterais, impermeabilidade do solo e etc.
Há uma área do terreno do Bairro que faz divisa com a empresa Nutrigás, que ainda está livre, dentro do planejamento inicial, mas isso não quer dizer que ela não será utilizada. Ela faz parte de um plano B, onde será definido qual uso será empregada na mesma, seja com lotes, áreas verdes, equipamentos entre outras. Com certeza um planejamento do bairro está sendo pensado, e também há um plano B, C, D, E, enfim, sempre há um plano, pode ficar ciente disso companheiro.

Um comentário:

Gilcinea disse...

Saiu hoje no Diário Oficial do Estado a publicação noticiando abertura de licitação para construir 48 casas populares em Santa Cruz, 26 casas no Morobazinho e 36 casas em Vila do Riacho, mas para a Barra do Riacho, NADA. Tentei contato com o Valdinei e Herval, mas não consegui.Preciso ir aí, mas semana passada tive muitas audiências. Essa semana apareço. Gilcinea - Coordenadora do Centro de Promoção e Defesa de Direitos Humanos de Aracruz.