segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Por debaixo dos panos Há controvérsias no apoio da Cadeeso a Hartung. E como!

Manaira Medeiros
08/09/2014 16:36 - Atualizado em 08/09/2014 16:38

 
 
Se Paulo Hartung (PMDB) não dá ponto sem nó, o presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Espírito Santo (Cadeeso), pastor Oscar de Moura, muito menos. Desde sexta-feira (5), quando anunciou apoio da Cadeeso à candidatura de Hartung ao governo, em matéria no jornal A Tribuna, os filiados à entidade não falam de outro assunto. Estão indignados e perplexos. Primeiro, a Cadeeso reúne ao todo mais seis mil pastores, que sequer sabiam das articulações do presidente; segundo, apontam que Oscar de Moura não tem autonomia para falar em nome do grupo sobre questões políticas, apenas eclesiásticas; terceiro, cada pastor é livre para escolher seu candidato, de acordo com suas próprias convicções. Ou seja, ao contrário do que o presidente da Cadeeso vendeu à população, não se trata de uma decisão em comum acordo, nem mesmo de 50 pastores da Mesa Diretora – na verdade, são 14.  Do jeito que os interesses pessoais da jogada foram mal digeridos, haverá reação. Tem pastor querendo levar assunto à assembleia. 
 
'Bufunfa'
Nos bastidores, os comentários são de que o pastor Oscar de Moura mudou de lado em poucas horas. Pela manhã, teria se reunido com o governador Renato Casagrande; à noite, convocou reunião às presas para declarar apoio a Hartung. 
 
'Bufunfa II'
A conversa central seria o apoio financeiro à candidatura à Assembleia Legislativa de seu filho, pastor Oséias de Moura, pelo PRB, que está na coligação do governador. Dizem que Oscar pediu uma bolada de saltar os olhos. Casagrande não topou. O outro lado, pelo visto, abriu a mão.
 
Minoria
Os filiados à Cadeeso lembram que o presidente da entidade sequer foi reconduzido ao cargo de maneira consensual, já que apenas 10% dos fiéis  votaram – são 600 mil ao todo, espalhados em 400 igrejas. Quem dirá falar em nome de todo o grupo. 
 
Minoria II
Tem mais: 80% dos pastores nem frequentam as reuniões na Cadeeso, pois estão no interior do Estado. Quer dizer, foi uma decisão de cúpula.
 
Melhor, impossível
Diante de um cenário desse, não há sombra de dúvida. Interessado nos votos dos evangélicos e da presidenciável Marina Silva (PSB), que é da Assembleia de Deus, Hartung encontrou no pastor Oscar de Moura a parceria perfeita. 
 
Endereço certo
Na reta final do pleito, as redes sociais “bombam”. Nessa sexta-feira (5), pelo Facebook, o governador Renato Casagrande disparou: “fui informado que os adversários estão revirando arquivos e processos de licitação “em busca de qualquer coisa que possa servir de base para denúncias contra o nosso governo. Isso que é procurar cabelo em ovo”. E prosseguiu...
 
Endereço certo II
“Ao contrário do governo passado, marcado por denúncias de superfaturamento de obras, desvio de recursos públicos e favorecimento de familiares, temos a administração estadual mais transparente do Brasil. E não há remédio melhor que a transparência, para evitar o mal da corrupção”. 
 
Qualquer semelhança...
A propósito, depois do evento de Casagrande no Álvares Cabral, em Vitória, que marcou o movimento “hora da virada”, Hartung convoca a militância para ato de campanha no mesmo local. Será nesta quinta-feira (11), às 18h30, com a seguinte chamada: “vamos abraçar o Espírito Santo, é hora de agitar nossa campanha”.
 
Clima de ‘já ganhou’
Coluna Cláudio Humberto desse domingo (7) prevê que o PMDB saia como o grande vitorioso das eleições deste ano nos estados. Nessa pegada, ele coloca Hartung com a “mão na taça”. Diz que no Estado o ex-governador “lidera com folga espantosa em relação ao rival Renato Casagrande, o atual governador”.
 
Em casa
Depois de cancelar o lançamento da sua candidatura à reeleição em Cachoeiro de Itapemirim, onde tem reduto eleitoral, em respeito à morte de Glauber Coelho, o deputado estadual anuncia a nova data: nesta quinta. Votos de Glauber, calculados em mais de 40 mil, devem ser pulverizados entre os demais candidatos do sul.
 
140 toques
“Parabéns, Vitória, 463 anos!” (Deputado estadual Cláudio Vereza – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam.”. Nicolau Maquiavel

Nenhum comentário: