terça-feira, 13 de agosto de 2013

Desocupação no bairro Nova Esperança em Barra do Riacho é o primeiro ponto negativo na reeleição de Renato Casagrande.

Tudo errado
Desde que assumiu o governo, Casagrande enfrenta uma crise após outra e tem reeleição comprometida


Renata Oliveira
10/08/2013 18:38 - Atualizado em 12/08/2013 13:51

Quando o então senador Renato Casagrande (PSB) assumiu o posto de candidato palaciano ao governo do Estado, em abril de 2010, desbancando o então vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) do cargo, desenhou-se uma eleição muito fácil para aquele ano. Apesar do esperneio do deputado federal naquela época, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), o tucano não conseguiu ameaçar o favoritismo inegável do socialista. 
 
A facilidade e tranquilidade de Casagrande, porém, acabou quando ele recebeu a faixa de seu antecessor Paulo Hartung (PMDB). Desde o primeiro dia de seu governo, literalmente, o socialista passou a enfrentar uma sucessão de crises tanto do ponto de vista político quanto administrativo. No primeiro dia de governo, foram os hospitais que viraram alvo de pautas negativas da imprensa que permanecia agarrada ao sistema do governo passado. 
 
A forma truculenta como tratou situações polêmicas, como a desocupação em Barra do Riacho, Aracruz, e o protesto de estudantes no Centro de Vitória, mostraram que o governo tinha uma forma diferente de entender o socialismo. Durante todo o primeiro mandato, Casagrande teve que passar muito tempo em Brasília tentando segurar os recursos federais, que um a um foram sendo tirados do Estado. 
 
Muito tempo em Brasília não permitiu que o governador visse o que acontecia politicamente no Estado. O relacionamento com a Assembleia nunca foi dos melhores. Os deputados não se adaptaram à forma horizontal que o governador estabeleceu para negociar com os parlamentares. A barganha política com atendimento às bases também mudou. 
 
Outro erro grave foi a proteção excessiva de seu antecessor, o que causou desgastes. Casagrande pagou contas que não eram suas e continua pagando. Seja pelo escândalo do Iases/Acadis, que levou à derrubada de Ângelo Roncalli, da Secretaria de Justiça, seja pela saída pelos fundos do presidente do Bandes Guerino Balestrassi, o governador pagou o preço por ter bancado os homens ligados a Paulo Hartung. E um preço alto. 
 
As lideranças partidárias também tiveram dificuldades em entender por que os aliados do antecessor ocuparam metade do governo, dificultando a ocupação dos espaços políticos pela enorme base partidária de Casagrande. Essa dificuldade que Casagrande terá com o eleitor, por não ter conseguido emplacar uma marca ao seu governo, e com essa fragmentação da base política, deixam sua situação complicada para 2014. 
 
Com a máquina na mão e muito dinheiro em caixa, o governador vai tentar se fortalecer com os prefeitos, mas se isso será suficiente para garantir sua eleição, é uma incógnita. Até porque, ele ainda tem quase um ano pela frente antes da disputa à reeleição. 
 
Casagrande sabe do seu desgaste e começa a perceber quem estará do outro lado na disputa de 2014. A saída seria romper de vez com o grupo do antecessor e correr contra o tempo para ter o que mostrar ao eleitor. Qualquer deslize, poderá lhe custar a reeleição. 

Nenhum comentário: