quarta-feira, 12 de junho de 2013

Coordenador Estadual da Rede Sustentabilidade fala sobre monitoramento de suas ações politicas.

Gustavo De Biase pede explicações à Vale
Ele manifesta repúdio à prática de ''monitoramento social'' e reafirma sua luta

11/06/2013 18:59 - Atualizado em 11/06/2013 19:47

Após tomar conhecimento das informações reveladas no documento, o articulador da Rede Sustentabilidade no Estado, Gustavo de Biase, encaminhou à Vale pedido de esclarecimentos a respeito dos fatos, por meio dos canais públicos de comunicação da empresa. No documento, ele manifesta repúdio à prática de "monitoramento social" e reafirma sua luta em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. 
Para De Biase, o teor do material apresenta relatos detalhados sobre sua vida e participação política com os movimentos sociais, “dando a entender que a empresa realiza um monitoramento sobre a minha pessoa e ações”. 
Ele pontua a necessidade de se conhecer as reais intenções da Vale e que não se intimidará com dossiês e arapongas. “Tenho orgulho do trabalho que desenvolvo e de possuir independência política e ideológica, uma vez que não aceito e não vou aceitar contribuições financeiras de empresas que agridam o meio ambiente. Acredito que a Vale deveria se preocupar mais com o pó preto que polui a nossa cidade e o nosso Estado, prejudicando a saúde dos capixabas e, espero, que tais práticas provoquem repúdio na sociedade organizada e nos movimentos sociais”. 
O dossiê da Vale sobre a ocupação em Bicanga, na Serra, foi encaminhado a De Biase pelo ex-gerente de inteligência da Vale, André Almeida, no dia 7 de junho. Depois de ler o teor do documento, ele contatou o advogado de Almeida, Ricardo Ribeiro, que segundo ele, informou sobre a existência de outros documentos que comprovam a realização pela Vale de monitoramentos social, a partir da elaboração de dossiês sobre pessoas e partidos políticos.
No corpo do email enviado por André Almeida, o ex-gerente reafirma a tentativa da empresa de infiltrar espiões na área da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU), em Anchieta, sul do Estado, e ainda que Vitória, Capital do Estado, é um local de “muito interesse do Departamento de Segurança da Vale, por motivos pessoais”.

Nenhum comentário: