quinta-feira, 6 de outubro de 2011

RESULTADO DA AUDIÊNCIA COMUNITÁRIA



Representantes das Comissões de Trabalho e Emprego e Meio Ambiente,

Paulo Flavio (A.C.B.R), Dilmar Loureiro, Jóice Lopes (RESGATE), Welton R. Vieira, Marcelo Rangel, Luiz, Angela Rangel, Elizângela Loureiro, Tiago Porto, Valdinei Tavares (ADB), Julio Cezar (AMBSPPC), Sebastião Vicente (ASPBR), Herval Nogueira (SUPORT), Rosinetie, Cristiano Moura Dias.




Ha muito tempo não se via, na comunidade uma Assembleia, tão participativa e representativa moradores, comerciantes e lideres religiosos marcarão posições e contribuíram muitos para os trabalhos em discursão. Cada entidade convidada teve 10 minutos para colocar seu ponto de vista sobre os empreendimentos e logo após suas colocações, os presentes formulavam perguntas aos oradores, cada resposta com o tempo de 3 minutos. Após entidades convidadas se pronunciarem, foi a vez da Ong Amigos Riacho, colocar sua posição foi mostrado slides  dos empreendimentos já em construção, outros ainda em fase de licenciamento e outros em busca de áreas para instalações.









Os estudos realizado pela Ong Amigos da Barra do Riacho, apontam que é ilusório os números apontados pelos empreendedores, somados todos empreendimentos previsto para a região, um total de 13.200 empregos diretos e indiretos, soma esta, já desconsiderando a obra da TABR, Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, por estar no seu final. Fica claro que a soma dos empregos indiretos são cálculos irracionais sem balizadores justamente por não termos estruturas de logística, fornecedores, rede hoteleira ade quadra, escolas privadas e públicas, restaurantes aceitáveis, rede bancária de todos bandeiras, supermercados de grande porte, transporte coletivo, terminais rodoviários, clinicas médicas em maior número, policiamento, cursos profissionalizantes acessível aos carentes dentre outros pontos. Todos os setores citados acima são fundamentais em geração de empregos indiretos, tendo essas deficiências, claramente estampadas em nossa região como afirma tais números.  Dentro dos estudos foi apontado a falta de boa vizinhança, por parte dos investidores, falta de apresentação dos projetos aos moradores, desrespeito ao meio ambiente, ausência  de audiências públicas nas localidade de AID, Área de Influência Direta, do empreendimento e o desrespeito com legislação brasileira no que desrespeito aos estudos de Impacto de Vizinhança, que é obrigatório ser feito nas AID. Os números só servem pra criar especulações imobiliária, falsa geração de emprego atraindo assim, forasteiros, traficantes, prostitutas, bolsão de miséria, ao ponto de no futuro apontarem estudos afirmando que a Orla de Aracruz é área insalubre e expulsar todos e resolver o problema. Após essas discursões, foi proposto criar, o Fórum de Acompanhamento dos impactos da AID, Área de Influência Direta, dentro deste fórum foi proposto a criação de duas (2), comissões. Comissão de Acompanhamento Permanente de Trabalho e Emprego e Comissão de Acompanhamento permanente de Meio Ambiente. As propostas foram discutidas exaustivamente, e incluídos arranjos pelo Presidente da A.C.B.R, Srª Marta Babilon moradora, acompanhando a proposta do Presidente da Ong, Srº Valdinei Tavares. Após os ajustes, foi colocado, as propostas de criação do |Fórum Permanente de Acompanhamento dos Impactos da AID e das Comissões de Acompanhamento tanto de Trabalho, Emprego e Meio Ambiente, sendo ambos aprovados por unanimidade pela Assembleia.



*Criação da Comissão de Acompanhamento, de Trabalho e Emprego.

A finalidade é que a comissão tenha o aval da comunidade e legitimidade de representação junto as empresas da área de influencia. tendo assim o fim de negociações isoladas e vantajosas.
 Objetivo, ter maior representatividade, transparência, fiscalização e o fim de favorecimento e trafico de influência.

*Criação da Comissão de Meio Ambiente.

Objetivo,
 Acompanhar periodicamente os empreendimentos da área de influencia direta.

*Meta da Audiência Comunitária,

É criar um fórum de acompanhamento de impactos sócio econômico e ambiental da área de influencia de impacto direto na comunidade. mesmo tendo o “engajamento” movimento este criado por empresa privada, se faz necessário a comunidade e entidades terem suas próprias opiniões e levantes, é fundamental que continuemos junto do engajamento, até mesmo pra conhecer e colaborar já que não muito claro sua proposta pra que veio tendo em vista que os moradores não o conhece e nem sabe quem os representa neste movimento dentre seus comitês.
Objetivo,
O fórum de acompanhamento de impactos sócio econômico ambiental, é fazer frente junto as empresas e órgãos públicos em defesa de medidas compensatórias referentes a geração de impactos na área de impacto direto. ter independência e autonomia de influencia de empresas submetendo somente aos moradores da comunidade, tendo como obediência as normativas constitucionais sem se acovardar com politicas interna de transnacionais.

*Informes Gerais.
1ª No inicio da Rua Floriano Santa, na proximidade do bar  do gordinho há um ralo de capitação de água de chuva que a meses, esta em obras e nunca termina com um agravante, internamente passa a rede de água potável, também passa outra rede de esgota, se houver um rompimento da rede de água potável haverá uma contaminação de toda população podendo causar morte por contaminação o SAAE tem conhecimento deste fato e nada fez até o presente.

2ª PDM, Plano Diretor Urbano Municipal, esta sendo alterado sem ter uma Audiência Publica com as comunidades, a votação de modificação esta suspensa graça ao pedido de vistas nas alterações pedidas, pelo Conselheiro do PDM, Mario Camilo a pedido de entidades civis organizadas, pra que a comunidade possa se manifestar.

3ª Seleção feita pelas empresas na escolha do menor Aprendiz, método de avaliação, os melhores serão escolhidos, aqueles que não ficarem de recuperação, participaram  do processo seletivo, não é bem assim que aconteceu, neste ano, segundo denuncias, foi selecionado aluno(a) que teria ficado de recuperação. Penso em nível de seleção de projetos sócias, deve-se escolher aquele aluno que tenha as notas mais baixas, justamente esse precisa de uma oportunidade na vida justamente por ter dificuldades, porém aqueles que sobressaem, terão, maiores oportunidade em suas vidas, por possuírem uma notoriedade natural. 



Nenhum comentário: