terça-feira, 12 de abril de 2011

Vereador, ex-vereador e assessor da Câmara presos em Aracruz


 
O vereador George Cardozo Coutinho (PDT); seu pai, o ex-presidente da Câmara Pedro Tadeu Coutinho; e o ex-servidor da Câmara de Aracruz, Bruce Ferreira Kenneth Kunghs. Os três são acusados de crime de peculato, o famoso “rachid”, que é a apropriação indébita dos subsídios de servidores lotados no gabinete do parlamentar, que pode perder o mandato.
   As prisões foram feitas pela Polícia Militar em Barra do Riacho, onde o trio mora, em cumprimento ao mandado expedido pela Justiça, atendendo ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público. Os três são acusados de peculato, por meio do esquema de divisão de subsídios (rachid). De acordo com a ação, George Cardozo nomeava pessoas como seus servidores ou assessores, mas que não davam expediente, e então abria uma conta em uma agência bancária em nome deles, mas apenas o vereador – ou Bruce Ferreira, seu braço direito – usava o cartão para sacar o dinheiro. Do valor, ele repassava até R$ 500,00 aos servidores fantasmas.
   Além disso, segundo o Ministério, George Cardozo chegou a usar o nome de alguns servidores fantasmas para realizar empréstimos. O pai dele, Pedro Tadeu Coutinho, recebia parte dos vencimentos dos servidores que não iam trabalhar. Segundo o Ministério Público, algumas testemunhas do caso receberam ameaças de morte por parte dos acusados. Os três continuam detidos no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Aracruz, e aguardam para serem transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP

Nenhum comentário: