domingo, 12 de dezembro de 2010

Omissão do município e do Estado acaba por fechar UTI de Aracruz

  Por conta da omissão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do município de Aracruz, no norte do Estado, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) do Hospital e Maternidade São Camilo devem ser fechados no próximo sábado (11). A notícia do fechamento das unidades foi dada em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracruz, na última segunda-feira (6).
Hospital não vai oferecer os serviços de UTI e UADC a partir de sábado (11)

  A dívida do hospital é de mais de R$ 900 mil e, na impossibilidade de pagar o débito, a diretoria optou pela suspensão dos serviços dos oito leitos de UTI e de mais oito de UADC.

  A diretoria do hospital ainda tentou, por diversas vezes, conseguir a verba para manter a UTI aberta, mas não foi atendida, nem pela Sesa nem pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a advogada e diretora do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CPDDH), Gilcinea Ferreira, o Estado pagava um valor abaixo do necessário para manter a UTI e a UADC em funcionamento.
  O município ainda arca com o pagamento dos médicos, através de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), mas já deixou de pagar aos profissionais ocasionando uma greve dos ortopedistas do município.
Com a falta de verba para destinar às unidades, era preciso tirar dinheiro de outras áreas do hospital, como do Pronto Atendimento do SUS (PA-SUS) para sustentar as unidades. A situação se tornou insustentável e o Conselho Curador da Fundação Hospital e Maternidade São Camilo não teve outra saída senão o fechamento das unidades.

Com a suspensão dos serviços, os moradores do município que precisarem de leitos em UTI ou UADC vão ter que recorrer a municípios vizinhos, como Linhares, no norte, e Colatina, no noroeste do Estado, ou ainda a hospitais de Vitória, o que gera risco, já que a transferência não é imediata e demanda uma série de trâmites. Mais: até serem aprovados, podem agravar o quadro dos pacientes.


Pronto-Atendimentos  Foram construídas pelo município duas Unidades de Pronto-Atendimento nos distritos de Barra do Riacho e Jacupemba, que poderiam atender todo o litoral de Aracruz. No entanto, o município de Aracruz não equipou nem colocou efetivo suficiente para atuar nas unidades.






Constituição Federal
Art. 196

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
NÓS TAMBEM ESTAMOS NESTA LUTA.

Nenhum comentário: