O Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nurocc) da Polícia Civil realizou na manhã de hoje 27, uma operação para cumprir 11 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em oito municípios, entre eles Aracruz, onde foram presos, em suas residências, o ex-secretário municipal de Finanças Durval Valentim do Nascimento Blanck e o fiscal Cleberson Farage.
Foto: Gustavo Pereira |
Um outro fiscal – Marcelo de Freitas – está sendo procurado. Os policiais investigam supostas irregularidades na contratação de uma empresa de consultoria sediada em Vitória pelas prefeituras de Aracruz, Marataízes, Anchieta, Guarapari, Jaguaré, Linhares, Piúma, e Itapemirim, durante os mandatos de 2000, quando o prefeito de Aracruz era Luis Carlos Cacá Gonçalves.
A empresa foi contratada para receber débitos em atraso referentes a tributos como IPTU e ISS. Na época a Procuradoria Municipal deu parecer contrário ao aditivo contratual, mas isto não foi obedecido pelo prefeito Gonçalves. Durante a manhã quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos e cinco pessoas presas. Todos os detidos foram levados para a Delegacia de Aracruz, onde prestaram depoimento e depois levados para Vitória.
Segundo a Polícia Civil, os trabalhos foram demandados pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), que identificou indícios de irregularidades nos contratos das prefeituras com a empresa de consultoria. Com a investigação, a polícia pediu os mandados à Justiça, que os expediu.
Em Aracruz, principal foco da operação, os policiais estiveram na sede da prefeitura e investigaram o gabinete do prefeito, a secretaria de Administração e a secretaria de Finanças. A operação também contou com o apoio do Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil.
Fonte: Folha do Litoral
Nenhum comentário:
Postar um comentário