quinta-feira, 14 de março de 2013

Relatório da Reunião Jurong x Cuminidade de Barra do Sahy.

quarta-feira, 13 de março de 2013

fonte: blog: angelica-rangel.blogspot.com.br/2013/

 

Reunião entre o Estaleiro Jurong Aracruz EJA e Comunidade de Barra do Sahy

Aconteceu no dia 11/03/2013, uma reunião entre empresa e comunidade acima citadas na Igreja Batista de Barra do Sahy, a fim de informar a todos sobre o andamento da obra.
Um vídeo do empreendimento foi mostrado para que todos se situassem das obras do estaleiro. A Coordenadora de Sustentabilidade do EJA Aparecida Demoner citou que todos da comunidade podem e devem ter acesso ao Estaleiro Jurong Aracruz de forma que as portas estarão sempre abertas para todo tipo de informação, “até o momento ninguém nos procurou para oficializar nenhuma reclamação”.  A mesma também esclareceu que a princípio a reunião foi somente com a comunidade de Barra do Sahy e futuramente poderão acontecer nas demais comunidades.

Em seguida o Engenheiro Charles fez uso da palavra perguntando a todos os presentes quem estava numa reunião do estaleiro pela primeira vez e o público foi dividido. Em seguida o mesmo deu continuidade mostrando nos slides o andamento da obra, suas fases, trevo de acesso e demais assuntos relacionados conforme segue nas fases da obra que são:

1Quebra-mar;
2)    Cais;
3)    Finger píer;
4)    Dragagem;
5)  Construção Civil;
6)  Carreira;
7) Oficinas montagem, estrutura metálica;
8)   Dique seco.


Blog Angélica Rangel


A fase atual está concentrada em 03 áreas próximas ao mar, e segundo ele o trevo de acesso em frente ao portão da Jurong deverá estar pronto em uma semana.

Dando continuidade Aparecida Demoner explicou sobre a metodologia de contratação que acontece hoje na empresa conforme segue:

1)  Comunicado das vagas às comunidades;
2) Encaminhamento das vagas ao SINE;
3) Encaminhamento a empresa para entrevista;
4Contratação.

Segundo a Coordenadora o fato das vagas estarem sendo anunciadas primeiramente as lideranças comunitárias com prazo de 24 hs de antecedência, ajuda as pessoas da própria comunidade a conseguir a carta antes de outras de localidades distantes.

Pelo demonstrativo de contratações dos 04 últimos meses apresentado pela empresa temos:


Mês/Ano
Trabalhadores
Mão de obra local
Mão de obra de fora
Outubro/2012
36
33
03
Novembro/2012
48
46
02
Dezembro/2012
55
43
12
Janeiro/2012
22
18
04

Desses cargos anunciados segundo a empresa 90% não exigiam inglês e 10% sim.
Um contato da empresa foi colocado à disposição de todos os presentes para quaisquer informações ou esclarecimentos.

Telefone: (27) 3250-7080 ramal 205 falar com Aparecida Demoner ou Elizângela Loureiro.

Terminada a apresentação por parte da empresa foi dada a palavra aos presentes para que fizessem suas perguntas e se manifestassem.

Primeira fala foi dada ao Jean Pedrini que citou:
* Falta do trevo de acesso antes que os caminhões iniciassem o transporte de pedras, não cumprindo com condicionante;
* Acesso da empresa Carioca Engenharia pelo bairro Santa Marta que segundo a ZR1 seria considerado ilegal;
* Caminhões carregados de pedras transitando dentro de Barra do Sahy causando transtornos aos moradores e comerciantes da região;
* A não fiscalização por parte do órgão público, município e estado;
Segunda fala foi dada ao Carlos Presidente da Associação de moradores de Barra do Sahy que citou:
* O valor do corte da madeira até o momento não foi repassado à associação, enquanto todas no entorno já receberam, segundo o mesmo quem faz denúncia não é bem visto pela empresa;
* Trouxe ao conhecimento de todos os presentes um vídeo das pessoas na fila do SINE em busca de emprego e dos caminhões da empresa Carioca Engenharia cruzando a pista cometendo várias infrações de trânsito;
* Uma foto de um cidadão que chegou ao SINE de Barra do Riacho transportado pelo veículo da empresa Carioca Engenharia, onde o mesmo iria pegar carta para encarregado de obras que havia se esgotado.

Segundo o líder comunitário “não somos contra o progresso somos contra a forma como estamos sendo tratados”.

O Representante do CONSPAR que estava presente pediu a fala e afirmou sua colaboração e disposição para estar ao lado de Jean Pedrini e Carlinhos na busca de informações sobre os problemas que estão sendo registrados no SINE em relação às cartas de emprego.

A Sra. Maria José moradora local citou a insatisfação dos moradores quanto à distribuição das cartas no SINE, segundo a mesma deveria ser aberta uma CPI dentro do SINE do município devido a muitas reclamações quanto à manipulação de cartas de emprego.
Outros moradores também colocaram suas queixas quanto os cursos e qualidade dos mesmos, quanto ao curso de inglês não ter sido incluído na grade dos oferecidos a comunidade entre outros.

A Gerente de Sustentabilidade ouviu todos os presentes e respondeu todas as questões levantadas conforme segue:

* Escolheu-se o SINE como forma de recrutamento quando não consegue preencher a vaga a mesma vai para o site da empresa. Como mudou a gestão do SINE, a mesma cita que devido às várias queixas dos presentes em relação ao órgão se faz necessária agendar urgente uma reunião para ajustes entre as partes para fins de dar total transparência na busca de empregos;
* Quanto cursos citados a mesma informou que foi colocado a disposição das comunidades 40 títulos de cursos e a própria escolheu 25 títulos de cursos a ser ministrado pelo estaleiro e dentre esse não foi escolhido o curso de inglês. Esclareceu ainda que os formandos nos cursos não obrigatoriamente sejam contratados pela empresa e sim os mesmos estarão mais qualificados em relação a outros que não fizeram os cursos, tendo os primeiros mais chances em processos seletivos;

Blog Angélica Rangel


Jean Pedrini informou à empresa que a mesma sabe de seus deveres e obrigações quanto ao cumprimento das condicionantes e não será a comunidade ou líder comunitário que deverá ir bater na porta da empresa para informar de problemas que estejam surgindo com o andar da obra.  O mesmo voltou a falar sobre os caminhões não passarem em cima do duto da Petrobrás e sim passar dentro da comunidade causando transtornos aos moradores e comerciantes locais.

Carlinhos voltou a falar que cansado de não ser ouvido resolveu-se em comum acordo com outras associações e Ongs registrar as reivindicações diretamente no órgão responsável para que o mesmo tomasse as devidas providências.

Houve questionamento da comunidade em relação a repúblicas de responsabilidade da empresa Carioca Engenharia, porém foi esclarecido pela própria Aparecida Demoner que a mesma procurou a empresa, pois isso não é permitido. O fato foi esclarecido, pois havia somente algumas casas alugadas para engenheiros não se caracterizando em alojamentos ou repúblicas.

Blog Angélica Rangel

Quanto ao valor de doação da venda de madeira as associações da região, a Coordenadora do estaleiro justificou o não repasse da verba a Associação Comunitária de Barra do Sahy devido sim ao fato de a mesma estar com processo de suspensão de licença do Estaleiro Jurong Aracruz e nesse caso devido a política e cultura da empresa a mesma não seria obrigada a repassar essa verba a entidade.

A Gerente de Sustentabilidade do Estaleiro Jurong Aracruz Aparecida Demoner, agradeceu a presença de todos, mas uma vez citando que não é possível construir uma obra desse porte sem causar nenhum impacto à comunidade. Porém tudo será feito da melhor forma possível para que ambas as partes estejam satisfeitas.

Gostaria de informar que devido a um contratempo precisei me ausentar da reunião antes que a mesma terminasse já por volta das 21 hs. Aos meus colegas de Barra do Riacho informo ainda que não estive presente como convidada para a reunião visto que a mesma seria somente com a comunidade de Barra do Sahy, porém não resisti e fui assim mesmo rsrs. Conforme dito anteriormente a Coordenadora Aparecida Demoner citou que futuramente havendo necessidade a reunião também poderá ser realizada aqui em nossa comunidade.

Nada mais havendo a tratar eu Angélica Rangel encerro aqui meu relatório de reunião entre o Estaleiro Jurong Aracruz e Comunidade de Barra do Sahy realizada no dia 11 de Março de 2013 às 18:30hs na Igreja Batista de Barra do Sahy.

Até a próxima ...

Um comentário:

Anônimo disse...

estou em vitória , tenho uma casa no loteamento santa marta,obrigado por ter postado a reunião.se tiver mais alguma noticia ficarei grata.
taniagobbette@ul.com.br.