sexta-feira, 8 de março de 2013

COMUNIDADE DE BARRA DO SAHY RECLAMA DO TRÁFEGO DE CAMINHÕES PELAS RUAS DO BAIRRO OS VEÍCULOS, QUE PRESTAM SERVIÇO PARA A JURONG ESTARIAM PONDO EM RISCO A VIDA DOS MORADORES E A ESTRUTURAS DAS CASAS.











Flávia Bernardes
07/03/2013 17:03 - Atualizado em 07/03/2013 19:22

Moradores da comunidade de Santa Marta, na Barra do Sahy, em Aracruz, reclamam que a empresa Jurong não está cumprindo as condicionantes impostas pelo poder público para a construção do estaleiro no município. 


Entre as queixas, os moradores reclamam que caminhões da empresa estão circulando pelas ruas do bairro, que são impróprias para o tráfego de veículos pesados. De acordo com a condicionante, alegam os moradores, a Jurong deveria ter construído um trevo em frente à portaria da empresa, que evitaria o transtorno. 

“Os caminhões circulam pelas ruas do bairro levantando poeira e representando risco. Os caminhões são pesados e carregam enormes pedras, representando perigo à população”, denuncia o presidente do Centro Comunitário da Barra do Sahy, Luis Carlos Simora Gomes. Ele acrescenta que há muitas casas e até uma creche no trajeto dos caminhões. “Se uma pedra cair, pode significar uma tragédia”.

Segundo Gomes, os moradores foram à empresa pedir providências, mas representantes da Jurong teriam ignorado as reclamações.

Ele explica que a construção do trevo evitaria que os caminhões usassem as ruas do bairro como rota alternativa. “A empresa chegou a usar um ‘minitrevo’ do bairro, onde passam tubulações da Petrobras, mas o trecho foi interditado para evitar que as tubulações fossem avariadas”, explicou. 

Na entrada da portaria da Jurong, segundo ele, também há tubulação da Petrobras. A empresa teria ignorado a construção do trevo porque no caso de efetivar a obra, teria que assinar um Termo de Compromisso com a Petrobras, se responsabilizando por possíveis danos causados à tubulação.  

O líder comunitário disse que levou a denúncia ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), e ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Nessa quarta-feira (6), um ofício também foi encaminhado a Secretaria de Infraestrutura e Transporte de Aracruz e ao Ministério Público Estadual (MPE).

No ofício, a comunidade pede urgência aos órgãos públicos para a fiscalizar a circulação de caminhões dentro do bairro. Além disso, os moradores também cobraram a fiscalização do estacionamento irregular de carretas com produtos químicos na descida da Cohab Barra do Sahy e na Avenida Pau Brasil, também na região. 

“A Jurong não trouxe nada de bom para a Barra do Sahy, pelo contrário, tem sido um transtorno para o bairro a chegada da empresa na região. Nem o benefício de oferta de emprego a população conseguiu. Podemos madrugar na fila, quando abrem o atendimento, as vagas já estão todas ocupadas”, contou. 

Nenhum comentário: