A ONG AMIGOS DA BARRA DO RIACHO, juntamento com o Movimento Popular Organizado, fomos e somos uns dos maiores responsáveis pelo congelamento do aumento da tarifa do transporte urbano e distrital de Aracruz e circunvizinhança, desde 2012, por força de decreto. Este decreto só existe após muita negociação com o poder Publico Municipal de Aracruz, e várias reuniões que envolveram diversas lideranças da orla de Aracruz a onde conseguimos provar a não consistência das planilhas de reajuste terifário que habitualmente eram apresentadas pelas respectivas empresas mencionadas na matéria abaixo, que não comprovavam cientificamente através de coleta de amostras ou quânticas ou as metodologias de pesquisa de forma que ficasse justificada as argumentações dos reajustes.
Agora meio que ao pagar das luzes, anunciam, este pedido abaixo, junto a Prefeitura Municipal de Aracruz, na tentativa de derrubar nossa conquista da mesma forma simplória. Continuando sem apresentar os dados técnicos e científicos dos estudos que justifique a derrubada do decreto, pelo menos não foi publicado na integra para que possamos ver a consistência dos fatos. Mais uma vez irão enfiar os pés pelas mãos, sem ouvir as comunidades e a todos envolvidos diretamente nesta negociação que originalizou o decreto em vigência, tendo em vista que uma das mais importantes reivindicações nossa, era a reformulação do COMTRAC (CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTE COLETIVO), uma vez que este não é paritário no que tange a representatividade popular, mesmo que o CONSPAR tenha uma cadeira neste conselho, até por que, nunca é colocada a vontade da população na mesa da mesma forma que as comunidades gostariam e muito menos defendida e encaminhada à voto. Mesmo por que nunca é feito nas comunidades, assembleias por parte desta entidade CONSPAR para deliberar os manifestos da sociedade a cerca desta matéria. Já as entidades civis organizadas dos bairros, essas sim, discutem este ponto de pauta e reivindica juntos aos órgãos competentes.
Infelizmente por enquanto nenhum poder público atendeu o real desejo das comunidades, muito menos no processo licitatório, que não contemplou quase nada ou nada, do que preiteávamos. Exemplos; Terminais na Orla, Ônibus Bitrem, para reduzir o número de ônibus nas estradas e viagens diminuindo assim o valor da tarifa, Tarifa Unificada a exemplo do TRANSCOL, Passe Livre para os Estudantes, Criação do Subsidio para o transporte, Criação de um Fundo para o Transporte e outros. Nada destas reivindicações foram contempladas.
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