PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO - Eleitos delegados que representarão Aracruz na etapa estadual da Conferência Nacional das Cidades
Ontem (22/05) à noite foram eleitos os delegados que representarão o município de Aracruz na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional das Cidades que tem como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”. Na ocasião, também foram elencadas as propostas para a conferência estadual. Estiveram presentes no evento, que aconteceu no auditório da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracruz, Gilton Ferreira e a subsecretária, Laryssa Viale Baroni, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, lideranças, servidores públicos, Ongs, empresários, Movimento Popular e dos Trabalhadores.
Na ocasião, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os três textos bases, relacionados ao desenvolvimento e às políticas de planejamento urbano da cidade, em âmbito municipal, estadual e nacional. São eles: a Importância do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e os Desafios para sua Efetivação; Apresentação das Prioridades do Ministério das Cidades para a Política de Desenvolvimento Urbano; Texto de Apresentação para Discussão das Prioridades Municipais e Estaduais para a Política de Desenvolvimento Urbano no período de 2014 a 2016. Todos os textos abordaram questões habitacionais, de saneamento, mobilidade e planejamento urbano.
Após a leitura, foi realizada as discussões em grupos e levadas à plenária as propostas de emenda aos textos e proposições para o município e região. Dentre as proposições estão: a criação do Conselho Municipal da Cidade de Aracruz; elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico; incentivo à construção de unidades habitacionais para a população de baixa renda, que serão levadas à Conferência Estadual.
A presidente da Associação de Moradores do bairro Cupido, Neri Teresa Lopes de Sousa, relata que “esses encontros são importantes para levar a realidade do nosso município para conhecimento de outras pessoas, de outras cidades. Essa reforma urbana vai mudar as condições de vida, porque envolve muitas questões como saneamento básico, mobilidade urbana que visam melhorar a qualidade de vida da nossa população”.
O professor de Arquitetura e Engenharia Civil, Antônio Romero Santana, disse que sem esse debate generalizado das políticas, não será possível estabelecer em que direção a cidade se desenvolverá. “Os eixos das temáticas levam a um trabalho conjunto para melhorar a mobilidade urbana, distribuição territorial, uso e ocupação do solo e outras políticas de convivência social,” destaca.
As conferências possibilitam a troca de conhecimentos e experiências nas distintas realidades locais brasileiras e a captação das demandas necessárias para permitir o direcionamento adequado das diretrizes políticas territoriais. A etapa municipal foi organizada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Comissão Preparatória Municipal.
Delegados eleitos:
Representando a Prefeitura de Aracruz
Titulares: Jurandir Geovanni e Valdinei Tavares
Suplentes: Marlene Freire Nascimento e Alderico Tófoli dos Santos
Representando o Movimento Popular
Titulares: Jackson Malovini Ravani e Jucelino José dos Santos
Suplente: Jaildo Gonçalves e Antônio Ramos dos Santos
Representando Trabalhadores por suas entidades sindicais
Titular: Júlio César Florentino Perine
Representando Empresários
Titular: Margarete Marinato Nunes
Suplente: Ivania Gomes
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário