sábado, 27 de agosto de 2011

Há décadas a história se repete, em Barra do Riacho, a comunidade que tinha sua característica de vila de pescador agora se ver de outra forma, uma comunidade cercada de “indústrias, porto (os), futuro Estaleiro Jurong Aracruz” e muito mais empreendimentos no futuro bem próximo.
 A pergunta é a seguinte, todos esses empreendimentos juntos com varias condicionantes que deveriam ser cumpridas e não são, e uma delas seria a construção da “Boca da Barra”, não daria pra vida dos proprietários de barcos, pescadores e consumidores de pescado ser melhor? Eu  Valdinei Tavares há muitos anos na comunidade, venho sempre me deparando com esta situação desagradável, penso em ir a praia chego nela tenho que disputar espaço com os Urubus, olho ao lado a praia toda fragmentada por crateras deixadas por maquinas de dragagem pagas por empresas que querem ser as salvadoras da pátria dos nossos pescadores, empresas essas que na verdade são quem causa todo este transtorno. Se lembram a ultima denuncia que fizemos referente à dragagem do Rio Gimuna, pois bem, com a dragagem o nível do Rio aumenta passando ter mais água para ser bombeada até as barragens da Aracruz Celulose (Fibria). Com o desvio d’água, do Rio Doce e Riacho, para o Rio Gimuna, força a diminuição e fluxo de água passando assorear ao longo de todo rio até o fechamento da Boca da Barra. Esta embarcação encalhou por volta de duas (2) horas da manhã, do dia 27 de Agosto de 2011, só foi possível começar a recuperar o barco com a maré alta, às 12:30hs, todo trabalho braçal levou (3) horas com muita dificuldade já que a única forma de colocar o barco de volta à água, era lutar contra a maré, quebrar ondas, firma o barco nas mãos, esperar a onda flutuar o barco... a vida desses homens que nos traz o alimento não é fácil! Até quando?

















Um comentário:

Jóeci Lopes a serviço do Mestre disse...

a ONG amigos da barra, através da pessoa de Valdinei e demais amigos, vem denunciando as atrocidades que acontece na comunidade da Barra do Riacho, pena que depois do trabalho pronto os cara de pau querem sair bem na foto. temos que chegar na frente meu caro. bbbbbjjjjjsssss