domingo, 4 de agosto de 2013

FOI UM SUCESSO O SEMINÁRIO DE MORADIA ESTADUAL EM BARRA DO RIACHO / ARACRUZ - ES, O BALANÇO É POSITIVO E LEGITIMO.

Hildete Calimam, Cerimonialista do Seminário e Presidente do CRIARTE de Barra do Riacho.
Joice Lopes presidente do Projeto Resgate, Madeira PSOL Estadual, Herval Nogueira ONG Amigos da Barra do Riacho, Valdinei Tavares ONG Amigos da Barra do Riacho, Gustavo Debiase Coordenador Nacional  da Rede Sustentabilidade e Irineu Rede Sustentabilidade.

O Seminário Estadual de Moradia, em Barra do Riacho Aracruz, teve como palestrantes Herval Nogueira Júnior, Valdinei Tavares e Gustavo Debiase. Assistidos atentamente por centenas de pessoas da comunidade.
A cada palestra exposta era aberta inscrições de perguntas para os palestrantes, o diferencial foi à entrega da Constituição Brasileira para cada participante, as rodadas de perguntas estimulava os debates e aumentava o interesse dos participantes.

Neste Seminário foi deliberada varias ações a serem tomadas pelos Movimentos de Moradias do Estado do Espírito, dentre essas ações uma que prevaleceu foi encaminha pelo Gustavo Debiase, que é de, entregarmos a todos participantes dos movimentos sociais a Constituição Brasileira, assim como foi feito neste Seminário a onde vários participantes ganharam a sua.
Uma pergunta feita pelo Srº Malaquias, “vocês estão entregando a Constituição pra nós eu quero saber tanto de Gustavo e Valdinei, como fazer pra ter o direito de ter minha casa, como diz a constituição já que a policia cometeu um crime quando tirou meu direito de morar, garantido pela constituição e o pior me chamou de vagabundo quando derrubou minha casa, no Nova Esperança”. Responde Gustavo “seu direito será cumprido quando você e todos nós soubermos nossos direitos e deveres e juntos cobrarmos dos nossos representantes de uma forma organizada, como estamos fazendo aqui em Aracruz já algum tempo com a liderança do companheiro Valdinei Tavares e outros de lutas”. Resposta de Valdinei Tavares, “seu direito de ter moradia ganha mais força a parti de hoje, quando todos nós, sairmos daqui  e mostrarmos para todos que não respeita os registros e a marca da história da moradia na própria pele, sabemos do direito de morar com dignidade, ninguém esta nos fazendo nenhum favor, esse é um direito garantido pela constituição e por tudo que fizemos até chegar neste momento bem próximo que será o inicio das obras das 537 casas populares em Barra do Riacho”.


Outra parte marcante do Seminário foi a explanação de Herval Nogueira, mostrando que um dos maiores responsáveis pelo problema de falta de moradia em Barra do Riacho e no estado e a Aracruz Celulose (Fibria), quando a mesma é detentora de 70% do território capixaba, quando invadiu áreas de índios, quilombolas e comunidades carentes como a de Barra do Riacho.
Após palestras e debates, o grande momento da noite fico por parte da apresentação final do evento feita por Valdinei Tavares, apresentação cheia de emoção de tristeza e de esperança, foi mostrado em fotos e vídeos os registros de como tudo começou.  “Só registra o filho, quem sai da maternidade munido do documento que atesta quem são os pais da criança, com este documento se faz o registro da criança, com o registro se faz a identidade com a identidade se tem uma identificação com foto, ou seja, uma cara, por tudo isso, vou mostrar aqui agora o documento da maternidade, registro e identidade do Nova Esperança, por tudo isso que agora aquela área de 52 mil metros quadrados tem uma foto ou uma cara, tendo hoje como sua filiação, a luta do povo”.
Comunidade se emociona com anuncio da assinatura do contrato da construções da 537 casas entre Caixa Econômica Federal e Construtora  Arpa Ltda. 

De primeira mão, comunico que finalmente foi assinado o contrato, das construções das 537 casas entre a Caixa Econômica Federal e Construtora Arpa Ltda, restando agora somente assinatura do Prefeito de Aracruz.  Em contado com a empresa nesta semana, nos foi informado, pela empresa, “estamos prontos para iniciar as obras aguardando somente assinatura do prefeito, assinatura esta que esperamos que seja na próxima semana”, disse, João Meneghelli.
Não cabe mais, ficar aqui falando o quanto fiz pra que este sonho se tornasse realidade, um dia historiadores sérios, com certeza fará um relato do inicio e fim desta conquista de 537 casas, cabe agora continuar humildemente a disposição das autoridades deste município como sempre fiz, desde varias gestões até apresente, o mais importante é atender os desalojados e os “Sem Teto” de nossa comunidade e não os interesses pessoas e políticos como tem sido bem dito pelo meu o seu o nosso prefeito Marcelo Coelho. Valdinei Tavares.










Fica aqui nossos agradecimentos aos palestrantes e público presente, no próximo ano terá outro Seminário e desde já todos estão convidados.

Nenhum comentário: