sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Jovens de Barra do Riacho iniciam curso de Solda e Mecânica, patrocinado pelo Engajamento, JURONG FAÇA O MESMO NAS COMUNIDADES IMPACTADAS DIRETAMENTE!


Comissão de Acompanhamento de Emprego Trabalho e Meio Ambiente.
Se o Engajamento em Barra do Riacho, esta realizando cursos profissionalizantes para cidadãos  carente, porque a JUNRONG não atende Barra do Riacho e Barra do Sahy da mesma forma em seus cursos profissionalizantes já que ambas são afetadas diretamente pelos impactos sócio econômico e ambiental provocados pela JURONG.
Esse é o anseio das comunidades nas discussões do COPALA-EJA. Chega de promessa queremos nosso espaço e não esmolas como já mostrado a jurong, existem vários erros nas inscrições dos cursos e irregularidades no processo do mesmo, já existe recursos das prefeituras de Fundão, João Neiva e Ibiraçu para transportar alunos para Aracruz para os cursos.  Como ter certeza do quantitativo para estes transportes se nem ocorreu o processo seletivo para saber se haverá alunos nessas localidades aprovados, estranho isso, não? Chegou a hora de sermos recompensados por tantos danos causados por empreendimentos que não tem responsabilidades com nossas comunidades.




08.02.12 - 

Curso faz parte do programa de capacitação industrial do movimento Engajamento Barra do Riacho
Os alunos aprovados para o curso de Solda e Mecânica que faz parte do processo de capacitação industrial do movimento Engajamento Barra do Riacho, iniciado há um ano pela Fibria, começaram as aulas na segunda-feira (30/1). A primeira parte do curso, que envolve ensinamento teórico, acontece no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Aracruz e conta com patrocínio da Petrobras. A parte prática, cujo início está previsto para março, ficará a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e será viabilizada pela Fibria, Estel, Imetame e Tecvix.
Nesta primeira turma, que conta com 44 participantes, o objetivo é formar mecânico instalador industrial e soldador. Os alunos contam com transporte gratuito, que sai da Praça de Barra do Riacho às 18h15min e retorna do Ifes de Aracruz às 22h10min. Além do curso de Solda e Mecânica, o Programa de Capacitação Profissional prevê ainda cursos para formar caldeireiro/encanador, eletricista instalador industrial e instrumentista instalador industrial.
O processo de seleção dos cursos foi realizado no final do ano passado e teve mais de 400 participantes, dos quais foram selecionados 132 jovens maiores de 18 anos e que tenham cursado pelo menos até a 4ª série (atual 5º ano do Ensino Fundamental). O processo seletivo também considerou dois indicadores sociais importantes: emprego e renda familiar. "O programa de capacitação contribui para ampliar as oportunidades dos jovens de Barra do Riacho no acesso ao mercado de trabalho", observa Luis Cordeiro, diretor da Estel.
Sobre o Engajamento
O movimento Engajamento Barra do Riacho foi iniciado há um ano, por iniciativa da Fibria, com o propósito de alavancar um processo de diálogo social e desenvolvimento integrado e participativo de Barra do Riacho, envolvendo empresas, sociedade civil e poder público. Além da Fibria, participam a Portocel, Tecvix, Imetame, Estel, Evonik, Meta, Canexus, Cenibra (via Portocel) e Transpetro. Participam ainda a Prefeitura de Aracruz, Instituto Votorantim, Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), Sesi, associações comunitárias e organizações de Barra do Riacho.

Nenhum comentário: