A presidenciável do PSB se livra de ataques e tem 36% das intenções de voto; ex-ministra é seguida de perto por Dilma (30%), enquanto Aécio permanece estacionado em 21%
Nerter Samora
02/10/2014 16:51 - Atualizado em 02/10/2014 17:18
A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), cresceu mais quatro pontos e aparece com 30% das intenções de voto na pesquisa Brand/Século Diário de outubro. Pelo segundo mês consecutivo, a candidata à reeleição reduz a distância para a ex-ministra Marina Silva (PSB) que, apesar dos ataques contra a sua candidatura, lidera a corrida presidencial no Espírito Santo com 36% das menções – um ponto percentual acima do registrado na última pesquisa. O presidenciável tucano Aécio Neves também oscilou positivamente dentro da margem de erro, ficando com 21% das menções estimuladas.
A pesquisa eleitoral revela ainda que o número de indecisos caiu para 7% ante 11%, registrado em setembro. O contingente de eleitores que declararam voto em branco ou nulo também registrou queda: de 6% para 4%. Os demais candidatos não chegaram a 2% dos votos, com destaque para Luciano Genro (PSOL), que registrou 1%. Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Eymael (PSDC) não alcançaram um ponto percentual. Os candidatos Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) não foram citados.
A três dias das eleições, o cenário indica para a estabilização de Marina e Aécio, enquanto a presidente Dilma registra um leve crescimento entre os indecisos. Para o diretor do Instituto Brand, Lucas Margotto, a tendência é de que a decisão do voto siga a mesma proporção dos que já se decidiram. Com isso, Marina deve ser a candidata mais bem votada no Estado – alcançando entre 41% e 43% dos votos válidos, conforme as projeções dos estatísticos do instituto.
Sobre o levantamento mais recente, o especialista em gestão pública aponta que os sucessivos ataques sofridos pela socialista não surtiram o mesmo efeito, se comparados à última medição do instituto, no dia 19 de setembro. “Marina estabilizou sua margem de votos entre os eleitores mais jovens (de 16 até 34 anos), entre os mais escolarizados – com ensino médio, superior e pós-graduados. No segmento evangélico, a candidata alcança 48% das intenções de voto”, observou.
Enquanto isso, a presidente Dilma (PT) alcança seus melhores índices entre eleitores com idades entre 35/44 e mais de 60 anos, renda familiar de até R$ 724,00, ensino fundamental e entre os católicos. Já o presidenciável tucano Aécio Neves tem melhor desempenho entre eleitores mais escolarizados e de maior renda, e entre aqueles com 60 anos ou mais.
Apesar da recuperação de Dilma no levantamento, a petista segue com o maior índice de rejeição entre os eleitores capixabas – saltando de 29% para 31% das menções induzidas. Marina Silva agora é rejeitada por 12% dos eleitores ante 9% no levantamento anterior, enquanto 11% dos entrevistados afirmaram que não votariam nunca em Aécio Neves (o índice era de 10% em setembro). O número de eleitores que não rejeitam ninguém caiu de 23% para 21%, enquanto a rejeição aos demais candidatos chega a 23%.
Nas menções espontâneas, Marina Silva e Dilma Rousseff estão empatadas no limite da margem de erro. Desde o último levantamento, a distância entre as duas candidatas caiu de seis para cinco pontos percentuais. A candidata do PSB tem 32% das intenções de voto (ante 28% no mês anterior), enquanto a petista ficou com 27%, cinco pontos acima do registrado em setembro. Já o tucano Aécio Neves oscilou dentro da margem de erro – de 17% para 19%. O número de indecisos caiu de 22% para 17%.
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