Nesta terça-feira 13 de Setembro de 2011, ocorreu mais uma reunião do “ Engajamento de Barra do Riacho”, a ONG Amigos da Barra do Riacho se fez presente, infelizmente as coisas não andam como esperávamos conversei com alguns lideres evangélicos e moradores no final da reunião e mostraram suas insatisfações de serem convidados as pressas e por não estarem por dentro dos acontecimentos. No começo dos estudos realizados pela empresa “ Diagonal” todos foram consultados, mesmo que em separados tanto lideranças como moradores, empresas, evangélicos, comerciantes e outros. Neste momento as informações são restritas a poucos e limitadas muitos que ajudaram elaborar os estudos nem se quer são mais convidados para participar de reuniões no então "Engajamento de Barra do Riacho”.
Porem no dia 13 de Agosto foi “ APRESENTADO NA ACBR O Fórum Permanente de Diálogo e Desenvolvimento Social (Representantes da comunidade , poder público e Empresas). É UM GRUPO DE REPRESENTANTES QUE ESTARÃO EMPENHADOS EM VÁRIOS COMITÊS TEMÁTICOS (SAÚDE, SEGURANÇA, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, INFRA-ESTRUTURA E SANEAMENTO, PROJETOS SOCIAIS E FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO E COMUNICAÇÃO) COM O OBJETIVO DE DAR CONTINUIDADE DE MELHORAR A VIDA DOS MORADORES DE BARRA DO RIACHO”. Apresentação esta feita, sem a comunidade ter ciência, digo o povão, vamos dar um exemplo nós da ONG Amigos da Barra do Riacho só soubemos neste dia 13 de setembro, um mês depois, quando vimos nosso nome incluído em um dos COMITÊS sem se quer nossa instituição ter sido consultada, não temos problema algum colaborar a onde fomos colocados estamos ai pra somar e multiplicar, porém não é desta forma, entidades impondo suas vontades sobre as outras, que se constrói um fortalecimento COMUNITÁRIO, nesta terça-feira, 13 de setembro nós da ONG colocamos todas nossa indignações sobre o que vêm ocorrendo com esta centralização de reuniões e falta de divulgação a nossa comunidade do que vêm ocorrendo no “Engajamento de Barra do Riacho”, e nos colocamos a disposição pra fazer divulgações e colaborar no que for preciso para o bem estar da nossa comunidade como sempre fizemos, inclusive, como nos estudos realizado para que hoje pudesse ocorrer estas discursões no “Engajamento de Barra do Riacho”, não nos importamos de trabalhar no comitê que fomos indicados mais é um absurdo, a comunidade não saber quem esta sendo indicado pra tal responsabilidade e o pior sem saber se os mesmo terão compromisso em tal tarefa ou até mesmo algum tipo de interesse por traz, tendo em vista ,a articulação que vimos nas escolhas dos representantes dos comitês tirados nesta terça-feira não ouve critério algum ao não ser por indicações feitas, escolhidas a dedos, onde não se tinha tempo nem de se opinar ou até mesmo de contestar ou sugerir, pelo menos quando tentamos falar já era indicado outro representante, pareciam estarem com medo que a ONG se colocasse a disposição para liderar algum comitê. Fica um alerta a todos, FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO, se faz com todos, observamos também que nesta ultima reunião a maioria dos participantes eram das empresas a minoria era da comunidade, faltou mais lideranças religiosas e lideranças de outros seguimentos então abram o leque do “Engajamento de Barra do Riacho”, com demais lideranças, em respeito as suas histórias e trabalhos prestados nesta comunidade e adjacência, amortecendo assim diversos impactos causados tanto por empresas e sociedade em um todo.
Valdinei Tavares
Um comentário:
O projeto de engajamento de Barra do Riacho poderia ser chamado de "Engodamento de Barra do Riacho", visto que é o que parece... Eles pensam vamos engodar a comunidade e assim "eles nos deixam em paz" ... Vamos aguardar os resultados... Tomara que não seja isso... Estamos de olho...
Postar um comentário